O nome fantasia é uma forma de fazer com que seus clientes te identifiquem, que eles encontrem você através da sua marca, do nome da sua empresa.
A Razão Social é um termo jurídico registrado nos órgãos do governo, junta comercial ou cartório. Esse termo pode ou não estar relacionado com o nome fantasia, mas irá depender do empreendedor.
Ou seja, é um nome jurídico com atribuição legal e que consta no documento de constituição de identificação de pessoa jurídica.
A marca é a identidade de uma empresa (ou de um produto/serviço), como é reconhecida no mercado . Ela não é o nome popular (nome fantasia) e devido a relação entre marca e nome fantasia, elas são constantemente confundidas.
A escolha da identidade da marca, geralmente, está relacionada com a estratégia de marketing da empresa. Se esse for o seu caso, é importante que se providencie o registro de marca do negócio.
O registro da marca precisa ser feito junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, órgão ligado ao governo, responsável pelas normas que regulam a Propriedade Industrial.
Por fim, podemos entender que, ao escolher um nome fantasia, é importante que o empreendedor saiba que isto não registra, também, a marca. São processos distintos que podem acontecer durante o momento de abertura da empresa.